Lagosta ao molho de baunilha (Langouste a la vanilla).

ingredientes

Para 4 a 6 pessoas.

1 kg de calda de lagostas (cerca de 12 peças)
Creme de leite fresco 300 ml
100 g de manteiga
1 limão siciliano
2 chalotas (especie de cebola mais adocicada) opção 1 cebola média comum
1 vagem de baunilha
2 colheres de chá de ervas picadas (salsa, cebolinha, estragão)
sal e pimenta do reino preta (moída na hora).
____________________________ 
modo de fazer

Ferva a água com 2 colheres de sal em uma panela grande. Mergulhe as lagostas, espere a fervura recomeçar. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo.

Enquanto isso, descasque as chalotas ou cebolas, corte-as finamente, coloque-as em uma panela e rale as raspas de 1/2 limão por cima.

Adicione a manteiga e cozinhe por 2 minutos em fogo baixo. Abra a vagem de baunilha ao meio longitudinalmente. Raspe o interior sobre a panela e misture. Coloque as partes da fava para refogar junto (depois retire).

Adicione 2 colheres de sopa. suco de limão e ervas. Deixe refogar por 1 minuto. Despeje o creme, aqueça o molho por 2 minutos retire do fogo (opcionalmente pode-se engrossar o creme com uma colher de sopa de farinha de trigo, neste preparo segue a receita original).

Quando as lagostas estiverem cozidas, escorra-as e divida-as ao meio pelas costas (espalmar) com uma faca grande. Regue com um pouco de molho, despeje o resto em uma molheira para levar à mesa.

Sirva com arroz branco. Como sugestão experimente arroz com espinafre ou arroz crioulo.

Acompanha um bom vinho ou a bebida de sua preferência.




Langouste a la vanilla é um prato das Ilhas Comores. O prato é tipicamente preparado com lagosta e baunilha da África do Sul. A culinária tem suas raízes francesas. Sua riqueza, sabor e valor nutricional o tornam um dos pratos preferidos para uma reunião em família. Quando perfeitamente preparado, o prato derrete a boca!  Esta receita é uma das muitas variações. Outros preparos podem ser feitos com a lagosta grelhada ao forno, molho de espinafre e outros, mas sempre usando as raspas de baunilha no preparo,

Comentários