Picanha fatiada na chapa

Ingredientes

Receita simples. O segredo está na escolha da picanha e no corte. O peso ideal para uma boa picanha não deve ultrapassar 1,100 kg, o ideal é  que fique entre 0,800 gramas e 1 kg, para garantir a macies da peça e também que não haja parte de coxão duro. Verificar também a altura, a coloração e a cobertura de gordura sem excessos. A limpeza da peça também é importante. Veja se não tem excesso de membranas e nervos, ou seja carne mal manipulada. Nas embalagens a vácuo não deve haver muito sangue,

1 peça de picanha;
Sal;
Pimenta do reino branca;
Azeite

Modo de fazer

Corte bifes de dois dedos, regue com azeite e polvilhe sal grosso triturado e pimenta do reino, massageando um pouco a carne. Faça isso 5 minutos antes em temperatura ambiente. Retire o excesso de sal antes de colocar na chapa.

Deixe a chapa bem quente, fumegando, fogo alto o tempo todo para selar a carne.
O tempo de preparo depende do gosto pessoal. Para carne mal passada, basta selar de um lado e do outro de forma mais rápida. Depois tem a carne ao ponto e a bem passada, logo, são três tempos, o rápido, mais ou menos 3 minutos de cada lado, o médio entre 4 e 5 minutos e o demorado que fica por conta do fregues.. Embora os tempos estejam ai, o resultado depende da temperatura da chapa. Para garantir, assim que a carne estiver selada dos dois lados, faça um corte, se tiver dourada por fora e rosada por dentro está ao ponto.

Retire a carne, corte em tiras, desligue o fogo e retorne com a carne para a chapa para mante-la aquecida. Sirva imediatamente.

Obs: na culinária francesa, a carne nunca é temperada antes de ir para a chapa. O usual é temperar com sal e pimenta depois de grelhada. Segundo eles para não perder o sabor.

Cebolas caramelizadas.

http://caldasecaldos.blogspot.com.br/2014/09/cebola-caramelada.html



Comentários